Cientista Mirim

Duração: 1 semestre

EDITAL DE INSCRIÇÃO 2024 - CLIQUE AQUI

LINK DE INSCRIÇÃO 2024 - CLIQUE AQUI

COMUNICADO DE PRORROGAÇÃO DE DATAS - CLIQUE AQUI

 

 

Atendimento

 seg-sexta das 8h30 às 16h30

 +55 11 2627-9538/4726/6737/3713

 cientistamirim.esib@butantan.gov.br

 Escola Superior


Sobre o programa

O programa Cientista Mirim, por meio de Curso teórico-prático, oferece aos estudantes matriculados aula teórica sobre biossegurança, boas práticas de laboratório, armazenamento e descarte de resíduos, bem como uma vivência prática no laboratório de pesquisa, selecionado pelo estudante. Na parte prática os estudantes serão capazes de formular e testar uma hipótese de trabalho, além de aplicar noções essenciais de técnicas científicas, ampliar sua capacidade de solucionar problemas e interpretar resultados. Ao final, os estudantes apresentam o relatório final ou têm a oportunidade de apresentar os resultados obtidos em um congresso e/ou feira de Iniciação Científica


Público alvo

Este programa é direcionado a estudantes que estão frequentando o Ensino Médio, cursando a partir do segundo (2º) ano.

Para concorrer as vagas, os estudantes deverão escolher uma entre 12 propostas ofertadas por pesquisadores(as) do Instituto Butantan. 

O Cientista Mirim deverá cumprir 144 horas. O estudante selecionado(a), participará  do programa 02 dias por semana, com três (03) horas por dia, cumprindo seis (06) horas semanais, por seis 6 meses a partir da data de ingresso.


Processo seletivo

Consulte o edital para maiores informações sobre os requisitos de acesso e documentos necessários para a inscrição no processo seletivo do programa.


Coordenação

Vanessa Olzon Zambelli (Lattes)


Projetos

Laboratório da Dor e Sinalização (LEDS)

Cientistas responsáveis: Vanessa Olzon Zambelli e Gisele Picolo

O LEDS desenvovolve pesquisas sobre venenos e toxinas animais, dor (aguda e crônica), analgesia e inflamação. Para saber mais, clique aqui

 

Objetivo geral

Obter treinamento para o raciocínio crítico-científico por meio do desenvolvimento de projeto na área de dor, analgesia e venenos animais. O projeto proposto visa ampliar a compreensão dos processos de dor, bem entender como buscar novos medicamentos analgésicos.

Atividades previstas

O(a) estudante aprenderá a cultivar células do sistema nervoso e investigará como estas células se comportam frente a um estímulo doloroso. As atividades práticas envolvem: (a) preparo de meio de cultura e soluções; (b) cultivo celular; (c) ensaios de morte celular; (d) extração e separação de proteínas; (e) ensaios de microscopia de imunofluorescência; e (f) estudo dirigido em neurociência.

Mais informações sobre a linha de pesquisa: https://bit.ly/vanessa-zambelli

Coleções Zoológicas

Cientista responsável: Flávia Virginio

As Coleções Zoológicas são responsáveis por abrigar os acervos de espécimes de répteis, anfíbios, aracnídeos e insetos do Instituto Butantan

Objetivo geral

Obter treinamento para o raciocínio crítico-científico por meio do desenvolvimento de projeto na área de curadoria de coleção entomológica (de insetos). O projeto proposto visa ampliar a compreensão dos processos de coleta, identificação e depósito de material biológico em Coleções Zoológicas, com foco na área de Entomologia (estudo dos insetos).

Atividades previstas

O(a) estudante aprenderá a coletar e armazenar os insetos, diferenciar o sexo e os grandes grupos de insetos de interesse médico. As atividades práticas envolvem: (a) coleta de insetos, (b) triagem do material coletado, (c) produção de etiquetas, (d) alfinetagem, (e) limpeza de espécimes.

Mais informações sobre a linha de pesquisa: https://www.linkedin.com/in/flaviavirginio/?originalSubdomain=br https://repositorio.butantan.gov.br/cris/rp/rp00587/information.html https://www.researchgate.net/profile/Flavia-Virginio

Laboratório de Bacteriologia

Cientistas responsáveis: Cecilia Mari Abe e Marcia Regina Franzolin

O Laboratório de Bacteriologia desenvolve pesquisas sobre o mundo das bactérias, principalmente na caracterização de amostras da Escherichia coli, desenvolvendo inclusive testes para o imunodiagnóstico dos fatores de virulência dessas bactérias. 

Objetivo geral

Oferecer embasamento teórico e prático, e apresentar ferramentas frequentemente utilizadas para identificação e estudo/pesquisa de bactérias.

Atividades previstas

O estudante será introduzido em técnicas básicas de (a) biossegurança em Laboratório de Bacteriologia; (b) preparo de material, soluções e reagentes; (c) preparo de meios de cultura líquidos e sólidos; (d) métodos de identificação e caracterização de bactérias (preparo de lâminas/esfregaços, coloração, testes bioquímicos, antibiograma); (e) análises por microscopia de luz e fluorescência, entre outras.  O estudante terá também a oportunidade de acompanhar experimentos para (a) estudo/pesquisa de estruturas bacterianas; (b) extração, purificação e análise de DNA; (c) extração, purificação e análise de proteínas.

Link para o Currículo Lattes:

- http://lattes.cnpq.br/1668241066046921

- http://lattes.cnpq.br/7624190286770292

Laboratório de Genética

Cientista responsável: Marcelo Palma Sircili 

Objetivo geral

Apresentação de metodologia científica e possíveis aplicações práticas de conceitos de biologia molecular e genética bacteriana. O projeto proposto visa o conhecimento dos conceitos de análise e manipulação de ácidos nucleicos e mecanismos de transferência  genética.

Atividades previstas

O(a) estudante aprenderá princípios básicos de metodologia científica, normas de biossegurança; organização em laboratório;  descarte de resíduos; preparo de soluções; lavagem,  preparo e esterilização de materiais e soluções; técnicas de isolamento e identificação bacteriana;  técnicas de extração, análise e manipulação de ácidos nucleicos e proteínas.

Link para o currículo Lattes:

 

 http://lattes.cnpq.br/5097462068746565

Laboratório de Herpetologia

Cientista responsável: Anita Mitico Tanaka Azevedo 

O Laboratório de Herpetologia é responsável pela criação e manutenção do plantel de serpentes peçonhentas do Instituto Butantan, onde são mantidas para extração de veneno para produção de soro antiveneno. Atua nas diversas áreas de pesquisa com os animais como: toxinas, cuidados em cativeiro, e outras áreas relacionadas.

Objetivo geral

Obter treinamento para o raciocínio crítico-científico por meio do desenvolvimento de projeto na área de bioquímica de proteínas, voltada para os venenos de serpentes. O projeto proposto visa ampliar o conhecimento sobre a variabilidade dos venenos ofídicos, que pode contribuir para melhorar a produção dos soros antiofídicos.

Atividades previstas

O(a) estudante aprenderá técnicas de bioquímica de proteínas. As atividades práticas envolvem os seguintes aprendizados: (a) preparo de soluções; (b) processamento de veneno; (c) dosagem de proteínas; e (d) eletroforese de proteínas.

Mais informações sobre a linha de pesquisa: https://lattes.cnpq.br/1402209642648415

Laboratório de Fisiopatologia

Cientista responsável: Bianca Cestari Zychar

O Laboratório de Fisiopatologia tem como objetivo a caracterização das várias atividades biológicas de venenos animais, investigando especialmente a ação dos venenos brutos e suas frações que apresentam ação hemostática (pró-coagulante e anticoagulante, fibrinolítica, pró-agregante e antiagregante plaquetária), hemolítica e na prenhez de camundongos. 

Objetivo geral

Obter treinamento para o raciocínio crítico-científico por meio do desenvolvimento de projeto na área de fisiopatologia dos envenenamentos ofídicos. O projeto proposto visa ampliar a compreensão dos processos fisiopatológicos dos envenenamentos e suas reações locais.

Atividades previstas

O(a) estudante aprenderá técnicas básicas de microscopia de luz, intravital e de fluorescência, além de noções básicas de laboratório . As atividades práticas envolvem: (a) pesagem de matérias e preparo de soluções; (b)preparo e leitura de esfregaço sanguíneo; (c) noções básicas de microscopia de luz, intravital e de fluorescência; (d) acompanhar vias de inoculação de drogas em animais; (e) acompanhar ensaios de microscopia intravital; e (f) acompanhar ensaios de edema de pata.

Mais informações sobre a linha de pesquisa: https://lattes.cnpq.br/7288084144962849

Centro de Excelência para Desobertas de Alvos Moleculares (CENTD)

Cientista responsável: Hugo Vigerelli de Barros

O CENTD tem como missão identifcar e validar alvos moleculares envolvidos em doenças inflamatórias, com o objetivo de desenvolver novos fármacos usando venenos, secreções animais, moléculas naturais e sintéticas como ferramentas de estudo. Para saber mais, clique aqui.

Objetivo geral

Obter treinamento para o raciocínio crítico-científico por meio do desenvolvimento de projeto na área de venenos animais, proteínas e alvos moleculares. O projeto proposto visa ampliar a compreensão da complexidade dos venenos de animais e seu potencial na descoberta de alvos moleculares e novos medicamentos.

Atividades previstas

O estudante aprenderá sobre a construção e organização de Biobanco de venenos e diferentes estratégias para descoberta de novos alvos moleculares. As atividades práticas envolvem: (a) preparo de soluções; (b) cultivo celular; (c) extração e separação de proteínas; (d) cromatografia; (e) básico sobre espectrometria de massas; e (f) buscas e análises em bancos de dados.

Mais informações sobre a linha de pesquisa: http://lattes.cnpq.br/0831598428009566

Laboratório de Toxinologia Aplicada

Cientista responsável: Milton Yutaka Nishiyama Junior

O Laboratório de Toxinologia Aplicada estuda as toxinas para a produção de novos fármacos, em parceria com vários outros centros de pesquisa.

Objetivo geral

Obter treinamento para o raciocínio crítico-científico adquirindo conhecimento de uma linguagem de programação por meio do desenvolvimento de projeto na área de Bioinformática e Biologia molecular, voltado para o estudo de Toxinas e peptídeos bioativos de venenos de Aracnídeos. O projeto proposto visa ampliar o conhecimento sobre a complexidade dos venenos em aracnídeos, que possam contribuir para a descoberta de novas drogas.

Atividades previstas

O estudante aprenderá conceitos de biologia molecular, linguagem de programação e técnicas de Bioinformática. As atividades práticas envolvem os seguintes aprendizados: (a) noção de conceitos de biologia molecular; (b) utilização de bancos de dados de biologia molecular e bioquímica; (c) noções de linguagem de programação R e/ou python; e (d) análise de transcriptomas de veneno e peptídeos bioativos de Aracnídeos baseado nas ferramentas desenvolvidas no laboratório.

Mais informações sobre a linha de pesquisa: http://lattes.cnpq.br/2462633063143454 

Laboratório de Farmacologia

Cientista responsável: Crtistina Maria Fernandes

O Laboratório desenvolve pesquisas nas áreas de farmacologia de toxinas e venenos animais, endócrina e comparada. Os estudos de venenos visam identificar ações destas secreções sobre a junção neuromuscular, os sistemas nervoso central e autônomo, endócrino, imune, cardiovascular e renal, bem como nos processos inflamatórios, de coagulação e desenvolvimento perinatal.

Objetivo geral

Obter treinamento para o raciocínio crítico-científico por meio do desenvolvimento de projeto na área de inflamação causada por venenos animais e pelas toxinas isoladas desses venenos. O projeto proposto visa caracterizar o processo inflamatório desencadeado pelos venenos de animais e suas toxinas isoladas, em diferentes tecidos e células em cultura, para melhor compreensão dos efeitos inflamatórios causados em acidentes por esses animais peçonhentos e para auxiliar na busca de melhores terapias para tratamento dos indivíduos acidentados.

Atividades previstas

O estudante aprenderá noções fundamentais sobre as linhas de pesquisa do Laboratório de Inflamação, terá contato com a literatura pertinente e com estudos da resposta inflamatória aguda e crônica e dos efeitos inflamatórios de venenos ofídicos e toxinas isoladas. As atividades práticas envolvem: a) preparação de soluções, reagentes e meios de culturas para células; c) cultivo e manutenção de células de linhagem; d) obtenção e cultivo de células primárias; e e) técnica para estudo de expressão de proteínas (Western blotting).

Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6779397221428818

Laboratório de Imunopatologia

Cientista responsável: Eliana Faquim de Lima Mauro e Geraldo Santana Magalhães

O Laboratório de Imunopatologia estuda a estrutura e função das toxinas de venenos de serpentes, aranhas, centípedes e peixes, analisando-as para melhor compreender os processos fisiopatológicos envolvidos no envenenamento.

Objetivo geral

Obter treinamento para o raciocínio crítico-científico por meio do desenvolvimento de projeto na área de fisiopatologia dos envenenamentos ofídicos. O projeto proposto visa ampliar a compreensão dos processos fisiopatológicos dos envenenamentos e suas reações locais.

Atividades previstas

O(a) estudante aprenderá técnicas básicas de microscopia de luz, intravital e de fluorescência, além de noções básicas de laboratório . As atividades práticas envolvem: (a) pesagem de matérias e preparo de soluções; (b)preparo e leitura de esfregaço sanguíneo; (c) noções básicas de microscopia de luz, intravital e de fluorescência; (d) acompanhar vias de inoculação de drogas em animais; (e) acompanhar ensaios de microscopia intravital; e (f) acompanhar ensaios de edema de pata.

Mais informações sobre a linha de pesquisa: https://lattes.cnpq.br/7288084144962849

Centro de Excelência para Descobertas de Alvos Moleculares (CENTD)

Cientista responsável: Thatiana Correa de Melo

O CENTD tem como missão identifcar e validar alvos moleculares envolvidos em doenças inflamatórias, com o objetivo de desenvolver novos fármacos usando venenos, secreções animais, moléculas naturais e sintéticas como ferramentas de estudo. Para saber mais, clique aqui.

 

Objetivo geral

Obter treinamento para um raciocínio crítico-científico em estudos envolvendo screening de novas drogas, utilizando ensaios in vitro com cultura de células imortalizadas.

O projeto propõe ampliar a compreensão relacionada a complexidade dos processos envolvidos na descoberta e validação de novas drogas, antes da validação em animais.

Atividades previstas

O estudante aprenderá sobre a construção e organização de laboratórios de culturas de células, além de diferentes estratégias para screening de novas drogas, utilizando ensaios in vitro. 

As atividades práticas envolvem:  1- Organização da estrutura laboratorial para cultura de células, conhecimento sobre as diferentes culturas de células; 2- Métodos de Cultura, preparo de soluções; cultivo celular de linhagens imortalizadas; 3- Ensaios de citotoxicidade e 4- Métodos de imunofluorescência utilizando Confocal e high content screening.

Mais informações sobre a linha de pesquisa: https://lattes.cnpq.br/2425111638231335

Laboratório de Desenvolvimento e Inovação

Cientistas responsáveis: Andrea Borrego e José Ricardo Jensen

Objetivo geral

Aprendizado de técnicas e ferramentas utilizadas em ensaios de edição gênica em culturas celulares com a metodologia CRISPR/Cas9.

Atividades previstas

O estudante irá trabalhar com: (a) análise da sequência do gene-alvo para desenho dos RNAs-guia; (b) desenho dos RNAs guia usando ferramentas on-line; (c) clonagem dos RNAs-guia em plasmídeos; (d) purificação de DNA e PCR para verificação da clonagem; (e) noções básicas de cultura celular; (f) acompanhar transfecção de culturas celulares; (g) análise de sequenciamento de DNA para verificação da edição. Algumas das atividades dependem da existência de experimentos em andamento

Mais informações sobre a linha de pesquisa: http://lattes.cnpq.br/4129395488342844 e http://lattes.cnpq.br/1833531129089708


Conheça os laboratórios


Editais anteriores - 2023

Edital de convocação para exame médico e matrícula: clique aqui

Edital de convocação para entrevista (retificado): clique aqui

Resultado de análise dos recursos: clique aqui

Resultado de análise das inscrições: clique aqui

Edital de prorrogação do período de inscrição: clique aqui

Retificação do edital de inscrição: clique aqui

Comunicado retificação Edital Inscriçãoclique aqui

Edital de abertura de Inscrição (republicado): clique aqui

Edital de abertura de Inscrição: clique aqui

Link para pré inscrição: clique aqui