Modalidades Acadêmicas

SECRETARIA ACADÊMICA ADMINISTRATIVA 

A Secretaria Acadêmica Administrativa (SAA) é a unidade de apoio às atividades didáticas e científicas da ESIB, tendo como missão planejar, coordenar e fiscalizar os serviços relativos à todos os programas e modalidades, exceto dos programas stricto sensu, além de atualizar regularmente prazos, fluxos, normas e calendário acadêmico.
Contribuindo para a execução de rotinas acadêmicas, expedição de documentos, certificados, diplomas e realização de matrículas. Mantendo atualizado as informações gerais sobre os serviços existentes, notícias e demais atividades acadêmicas para estudantes, docentes e coordenadores.
As modalidades acadêmicas da ESIB são diferenciadas, buscando sempre incluir todos que desejam aprimorar o conhecimento e/ou colocar em prática a ciência. Atualmente, a ESIB conta com 8 modalidades de ingresso com requisitos e necessidades específicas. 
No decorrer desta página, você terá a oportunidade de conhecer detalhes a respeito de cada uma.
 
Em caso de dúvidas, entre em contato com secretaria.esib@butantan.gov.br

ORGANIZAÇÃO DAS MODALIDADES 

As modalidades foram descritas levando em consideração o perfil, duração,  carga horária, documentação necessária para proceder a matrícula, prorrogação  e o encerramento. As modalidades a saber são: 

∙ Apoio à Pós-Graduação; 

∙ Projetos de Pesquisa com Financiamento; 

∙ Iniciação Científica com financiamento; 

∙ Pós-Graduação Externa; 

∙ Visita Técnica; 

∙ Professor(a) Visitante; 

∙ Professor(a) Visitante Internacional; 

∙ Visitante Internacional.

Descrição: Destinada ao graduado que pleiteia ingresso em curso de pós graduação e que está aguardando o trâmite para a matrícula ou recebimento de  bolsa de estudos, para um mestrado ou doutorado, orientados por  pesquisadores do Instituto ou Fundação Butantan. 

Perfil: Candidato graduado com projeto de pós-graduação definido ou em  construção. 

Tempo da atividade: Até 6 meses prorrogável por igual período, sendo a carga  horária de até 40 horas semanais. 

Documentação necessária

∙ Ficha de matrícula; 

∙ Plano de atividades; 

∙ Documento de identificação; 

∙ Comprovante de residência; 

∙ Foto para confecção do crachá acadêmico (em JPG.); 

∙ Termo de sigilo e confidencialidade; 

∙ Termo de dados pessoais próprios e de terceiros; 

∙ Diploma ou certificado de conclusão; 

∙ Termo de adesão. 

Procedimento para ingresso: 

O estudante candidato a realizar matrícula na modalidade Apoio à Pós Graduação deve entrar em contato com um pesquisador credenciado ao Instituto  Butantan para verificar a possibilidade de realização e desenvolvimento da  atividade. 

Em caso de aceite, o estudante deverá verificar com a secretaria qual a  documentação necessária, sempre colocando o supervisor/orientador em cópia  do e-mail. A documentação deve ser preenchida, assinada e enviada para a  secretaria com no mínimo 10 dias de antecedência a data de início na modalidade.

Após recebimento e validação da documentação, a SAA encaminha o termo de  adesão para apreciação do Diretor da ESIB. Em caso de deliberação positiva, o  estudante será matriculado na modalidade e receberá orientações pertinentes por  e-mail. 

Procedimento para prorrogação: 

Para iniciar o processo, o aluno deverá enviar um e-mail para a secretaria  acadêmica solicitando o formulário de prorrogação, o termo de adesão e as orientações necessárias. O aluno deverá adicionar o supervisor/orientador em  cópia para que o mesmo possa acompanhar o trâmite. 

O estudante deverá preencher os documentos de acordo com as informações  solicitadas. Inserindo, principalmente, a data escolhida para prorrogação,  respeitando o período de até 6 meses adicionais. 

A documentação deve ser enviada por e-mail para a secretaria com até 10 dias  de antecedência da data de término vigente. 

Após recebimento e validação da documentação, a SAA encaminha o termo de  adesão para apreciação do Diretor da ESIB. Em caso de deliberação positiva, o  vínculo do estudante será renovado no sistema. 

Caso este processo não seja realizado no prazo correto, o acesso ao refeitório e  e-mail acadêmico serão suspensos até regularização. 

Procedimento para encerramento: 

O estudante deverá entrar em contato com a secretaria acadêmica informando  que o vínculo será finalizado, não sendo necessário realizar prorrogação. 

O estudante deverá comparecer ao guichê da secretaria para realizar a devolução  do crachá e cordão acadêmico. A declaração de realização da modalidade  somente será concedida após a devolução do crachá.

Descrição: O objetivo dessa modalidade é de apoiar bolsistas indicados por um pesquisador interno à instituição para desenvolver projetos de pesquisa  financiados por agências de fomento nacionais ou internacionais. 

Perfil: Graduandos ou graduados de nível médio ou superior que participem de  atividades de apoio a projetos de pesquisa, financiados pela FAPESP, CNPq e  CAPES, como bolsistas de treinamentos técnicos ou outras modalidades de bolsa. 

Tempo da atividade: De acordo com a vigência do termo de outorga, sendo o  horário semanal de até 40 horas. 

Documentação necessária: 

∙ Ficha de matrícula; 

∙ Plano de atividades; 

∙ Documento de identificação; 

∙ Comprovante de residência; 

∙ Foto para confecção do crachá acadêmico (em JPG.); 

∙ Comprovante de matrícula (caso graduando); 

∙ Diploma ou certificado de conclusão (caso graduado); 

∙ Termo de sigilo e confidencialidade; 

∙ Termo de dados pessoais próprios e de terceiros; 

∙ Termo de outorga ou documento comprobatório de recebimento de bolsa.

Procedimento para ingresso: 

O estudante candidato a realizar matrícula na modalidade Projeto de Pesquisa  com Financiamento deve entrar em contato com um pesquisador credenciado  ao Instituto Butantan para verificar a possibilidade de realização e  desenvolvimento da atividade proposta. 

Em caso de aceite por parte do pesquisador credenciado, o estudante deverá  entrar em contato com a secretaria acadêmica e verificar qual a documentação necessária para formalização, se por e-mail, sempre colocando o  supervisor/orientador em cópia. A documentação deve ser preenchida, assinada  e enviada para a secretaria com no mínimo 10 dias de antecedência a data de  início na modalidade. 

Procedimento para prorrogação: 

O estudante de Projeto de Pesquisa com Financiamento deve enviar a  documentação de prorrogação para a secretaria acadêmica. 

Para iniciar o processo, envie um e-mail para a secretaria acadêmica solicitando  o formulário de prorrogação e orientações. Lembre-se de adicionar o  supervisor/orientador em cópia para que o mesmo possa acompanhar o trâmite. 

O estudante deverá preencher o documento de acordo com as informações  solicitadas. Inserindo, principalmente, a data escolhida para prorrogação,  respeitando o período do termo de outorga. 

A documentação deve ser enviada por e-mail para a secretaria com até 10 dias  de antecedência da data de término vigente. Também será necessário  encaminhar o termo de outorga da agência de fomento ou documento equivalente. 

Após recebimento e validação da documentação, a SAA encaminha o termo de  adesão para apreciação do Diretor da ESIB. Em caso de deliberação positiva, o  vínculo do estudante será renovado no sistema. 

Caso este processo não seja realizado no prazo correto, o acesso ao refeitório e  e-mail acadêmico serão suspensos até regularização. 

Procedimento para encerramento: 

O estudante deverá entrar em contato com a secretaria acadêmica informando  que o vínculo será finalizado, não havendo mais renovações por meio da agência  de fomento.

O estudante deverá comparecer ao guichê da secretaria para realizar a devolução  do crachá e cordão acadêmico. A declaração de realização da modalidade  somente será concedida após a devolução do crachá.

Descrição: Modalidade que tem o objetivo de apoiar estudantes de Iniciação  Científica com financiamento por meio de agência de fomento vinculado com um  supervisor pesquisador da instituição. 

Perfil: Graduandos de nível superior que possuem bolsa de estudos provenientes  de agência de fomento para a realização de Iniciação Científica sob orientação de  um pesquisador vinculado ao Instituto ou Fundação Butantan.  

Tempo da atividade: De acordo com a vigência do termo de outorga, sendo o  horário semanal de até 20 horas. 

Documentação necessária:  

∙ Ficha de matrícula; 

∙ Plano de Atividades; 

∙ Documento de Identificação; 

∙ Comprovante de residência; 

∙ Foto para confecção do crachá acadêmico (em JPG.); 

∙ Comprovante de matrícula; 

∙ Termo de sigilo e confidencialidade; 

∙ Termo de confidencialidade de dados pessoais próprios e de  terceiros; 

∙ Termo de outorga ou documento comprobatório de recebimento de  

bolsa. 

Procedimento para ingresso:  

O estudante candidato a realizar matrícula na modalidade Iniciação Científica  com Financiamento deve entrar em contato com um pesquisador credenciado  ao Instituto Butantan para verificar a possibilidade de realização e  desenvolvimento da atividade proposta.

Em caso de aceite, o estudante deverá verificar com a secretaria qual a  documentação necessária, sempre colocando o supervisor/orientador em cópia  do e-mail. 

A documentação deve ser preenchida, assinada e enviada para a secretaria com  no mínimo 10 dias de antecedência a data de início na modalidade. 

Procedimento para prorrogação: 

O estudante de Iniciação Científica com Financiamento deve enviar a  documentação de prorrogação para a secretaria acadêmica. 

Para iniciar o processo, o aluno deverá enviar um e-mail para a secretaria  acadêmica solicitando o formulário de prorrogação e orientações. O supervisor/orientador deve estar em cópia para que o mesmo possa acompanhar  o trâmite. 

O estudante deverá preencher o documento de acordo com as informações  solicitadas. Inserindo, principalmente, a data escolhida para prorrogação,  respeitando a vigência do termo de outorga. 

A documentação deve ser enviada por e-mail para a secretaria com até 10 dias  de antecedência da data de término vigente. Também será necessário  encaminhar o termo de outorga da agência de fomento ou documento equivalente. 

Após recebimento e validação da documentação, a SAA encaminha o termo de  adesão para apreciação do Diretor da ESIB. Em caso de deliberação positiva,  vínculo do estudante será renovado no sistema. 

Caso este processo não seja realizado no prazo correto, o acesso ao refeitório e  e-mail acadêmico serão suspensos até regularização.  

Procedimento para encerramento

O estudante deverá entrar em contato com a secretaria acadêmica informando  que o vínculo será finalizado, não havendo mais renovações por meio da agência  de fomento.

O estudante deverá comparecer ao guichê da secretaria para realizar a devolução  do crachá e cordão acadêmico. A declaração de realização da modalidade  somente será concedida após a devolução do crachá.

Descrição: Modalidade cujo objetivo é dar suporte aos interessados matriculados  em programa de pós-graduação stricto sensu em instituições de ensino e  pesquisa externas ao Instituto Butantan, visando a dar apoio ao desenvolvimento  científico e suporte aos projetos do estudante. 

Perfil: Estudante graduado regularmente matriculado em programas de pós graduação externa, com interesse em desenvolver projeto de pesquisa e pós graduação com pesquisador do Instituto Butantan, sob a orientação de  pesquisador do Instituto Butantan. 

Tempo da atividade: Até 5 anos, sendo a carga horário de 40 horas semanais. Documentação necessária: 

● Ficha de matrícula; 

● Plano de atividades; 

● Documento de identificação; 

● Comprovante de residência; 

● Foto para confecção do crachá acadêmico (em JPG.); 

● Comprovante de matrícula na instituição de ensino externa. 

● Termo de sigilo e confidencialidade; 

● Termo de dados pessoais próprios e de terceiros; 

● Termo de outorga ou documento comprobatório de recebimento de  bolsa (quando bolsista); 

Procedimento para ingresso:  

O estudante candidato a realizar matrícula na modalidade Pós-Graduação  Externa deve entrar em contato com um pesquisador credenciado ao Instituto  Butantan para verificar a possibilidade de realização e desenvolvimento da  atividade proposta. Em caso de aceite por parte do pesquisador, o estudante  deverá verificar com a secretaria acadêmica qual a documentação necessária,  sempre colocando o supervisor/orientador em cópia do e-mail.

A documentação deve ser preenchida, assinada e enviada para a secretaria com  no mínimo 10 dias de antecedência a data de início na modalidade. 

Procedimento para prorrogação: 

O estudante de Pós-Graduação Externa deve enviar a documentação de  prorrogação para a secretaria acadêmica. 

Para iniciar o processo, o estudante deverá enviar um e-mail para a secretaria  acadêmica solicitando o formulário de prorrogação e orientações. Lembre-se de  adicionar o supervisor/orientador em cópia para que o mesmo possa acompanhar  o trâmite. 

A documentação deve ser enviada por e-mail para a secretaria com até 10 dias  de antecedência da data de término vigente. Também será necessário  encaminhar o termo de outorga da agência de fomento ou documento equivalente,  caso possua bolsa; e a ficha de matrícula da instituição sede (acompanhada da  data prevista para defesa da tese ou dissertação). 

Após recebimento e validação da documentação, a SAA encaminha o termo de  adesão para apreciação do Diretor da ESIB. Em caso de deliberação positiva, o  vínculo do estudante será renovado no sistema. 

Caso este processo não seja realizado no prazo correto, o acesso ao refeitório e  e-mail acadêmico serão suspensos até regularização. 

Procedimento para encerramento: 

O estudante deverá entrar em contato com a secretaria acadêmica informando  que o vínculo será finalizado, não sendo necessário realizar prorrogação. O  estudante deverá comparecer ao guichê da secretaria para realizar a devolução  do crachá e cordão acadêmico. A declaração de realização da modalidade  somente será concedida após a devolução do crachá.

Descrição: Atividade educacional supervisionada que busca oferecer ao  interessado experiências práticas e teóricas, educacionais e profissionais com um  supervisor interno a instituição.  

Perfil: Pessoa proveniente de instituição de ensino superior (Graduando,  Graduado, lato ou stricto sensu) ou de Programa de Residência da profissão, que  tem interesse na área de pesquisa científica e que já tenha entrado em contato  com áreas de atuação do Instituto Butantan. 

∙ Residentes - Vinculados a uma Instituição de ensino e que precisam  realizar uma visita à instituição. 

∙ Graduados - Formados em nível superior que têm interesse em  complementar a sua formação em pesquisa científica. 

∙ Graduandos - Vinculados a uma instituição de ensino superior e que  querem realizar visita à instituição. 

∙ Ensino médio - Estudantes vinculados à instituição de ensino médio, com  entusiasmo pela área de pesquisa e Ciência, que possuam interesse nos  projetos desenvolvidos nos laboratórios e setores do Instituto Butantan.  

Tempo da visita: Máximo de 90 dias, prorrogável por igual período, sendo a carga  horária semanal de no máximo 40 horas. 

Documentação necessária: 

∙ Ficha de matrícula; 

∙ Plano de atividades; 

∙ Documento de identificação; 

∙ Comprovante de residência; 

∙ Foto para confecção do crachá acadêmico (em JPG.); 

∙ Termo de sigilo e confidencialidade; 

∙ Termo de dados pessoais próprios e de terceiros;

∙ Carta de motivação (do interessado em ingressar); 

∙ Declaração de matrícula (caso graduando ou residente); 

∙ Termo de autorização de pais ou responsável legal (quando menor de  dezesseis anos). 

Procedimento para Ingresso:  

O estudante candidato a realizar matrícula na modalidade Visita Técnica deve  entrar em contato com um pesquisador credenciado ao Instituto Butantan para  verificar a possibilidade de realização e desenvolvimento da atividade proposta. 

Em caso de aceite por parte do pesquisador credenciado, o estudante deverá  verificar com a secretaria qual a documentação necessária, sempre colocando o  supervisor/orientador em cópia do e-mail. 

A documentação deve ser preenchida, assinada e enviada para a secretaria com  no mínimo 10 dias de antecedência a data de início na modalidade. 

Procedimento para Prorrogação: 

O estudante de Visita Técnica deve enviar o formulário de prorrogação para a  secretaria acadêmica. 

Para iniciar o processo, o aluno deverá enviar um e-mail para a secretaria  acadêmica solicitando o formulário de prorrogação e orientações. Lembre-se de  adicionar o supervisor/orientador em cópia para que o mesmo possa acompanhar  o trâmite. 

O estudante deverá preencher o documento de acordo com as informações  solicitadas. Inserindo, principalmente, a data escolhida para prorrogação,  respeitando o período de até 90 dias adicionais. 

A documentação deve ser enviada por e-mail para a secretaria com até 10 dias  de antecedência da data de término vigente.

Após recebimento e validação da documentação, a SAA encaminha o termo de  adesão para apreciação do Diretor da ESIB. Em caso de deliberação positiva, o  vínculo do estudante será renovado no sistema. 

Caso este processo não seja realizado no prazo correto, o acesso ao refeitório e  e-mail acadêmico serão suspensos até regularização.  

Procedimento para encerramento: 

O estudante deverá entrar em contato com a secretaria acadêmica informando  que o vínculo será finalizado, não sendo necessário realizar prorrogação. 

O estudante deverá comparecer ao guichê da secretaria para realizar a devolução  do crachá e cordão acadêmico. A declaração de realização da modalidade  somente será concedida após a devolução do crachá. 

Descrição: Modalidade destinada a docentes, pesquisadores externos ou  profissionais especializados, interessados em realizar visita ou treinamento no  Instituto Butantan com o objetivo de ensinar, ministrar palestrar ou realizar  pesquisas sobre um tópico da sua expertise ou interesse. Terá um pesquisador  responsável durante sua estada na instituição. O(A) professor(a) visitante não terá  vínculo empregatício com o Instituto ou Fundação Butantan. 

Perfil: O(A) professor(a) visitante deve ter qualificação profissional comprovada. Tempo da atividade: 6 meses prorrogável por igual período. 

Carga horária: 40 horas semanais. 

Documentação necessária: 

∙ Ficha de matrícula; 

∙ Plano de atividades; 

∙ Documento de identificação; 

∙ Comprovante de residência; 

∙ Foto para confecção do crachá acadêmico (em JPG.); 

∙ Termo de sigilo e confidencialidade; 

∙ Termo de dados pessoais próprios e de terceiros; 

∙ Carta de apresentação; 

∙ Diploma ou certificado de conclusão; 

∙ Convênio firmado, se houver. 

Procedimento para ingresso: 

O(a) professor(a) candidato a realizar matrícula na modalidade Professor(a)  Visitante deve entrar em contato com um pesquisador credenciado ao Instituto  Butantan para verificar a possibilidade de realização e desenvolvimento da  atividade proposta e o procedimento para solicitação de recursos financeiros junto  à agencia de fomento ou empresa equivalente.

Em caso de aceite por parte do pesquisador, o(a) professor(a) deverá verificar  com a secretaria qual a documentação necessária, sempre colocando o  supervisor/orientador em cópia do e-mail. 

A documentação deve ser preenchida, assinada e enviada para a secretaria com  no mínimo 10 dias de antecedência a data de início na modalidade. 

Procedimento para Prorrogação: 

O(a) Professor(a) Visitante deve enviar o formulário de prorrogação para a  secretaria acadêmica. 

Para iniciar o processo, o(a) professor(a) deverá enviar um e-mail para a  secretaria acadêmica solicitando o formulário de prorrogação e orientações. O supervisor/orientador deverá estar em cópia para que o mesmo possa  acompanhar o trâmite. 

O(a) professor(a) deverá preencher o documento de acordo com as informações  solicitadas. Inserindo, principalmente, a data escolhida para prorrogação,  respeitando o período de até 6 meses adicionais. 

A documentação deve ser enviada por e-mail para a secretaria com até 10 dias  de antecedência da data de término vigente. 

Após recebimento e validação da documentação, a SAA encaminha o termo de  adesão para apreciação do Diretor da ESIB. Em caso de deliberação positiva, o  vínculo do professor visitante será renovado no sistema. 

Caso este processo não seja realizado no prazo correto, o acesso ao refeitório e  e-mail acadêmico serão suspensos até regularização.  

Procedimento para encerramento: 

O(a) professor(a) deverá entrar em contato com a secretaria acadêmica  informando que o vínculo será finalizado, não sendo necessário realizar  prorrogação.

O(a) professor(a) deverá comparecer ao guichê da secretaria para realizar a  devolução do crachá e cordão acadêmico. A declaração de realização da  modalidade somente será concedida após a devolução do crachá.

Descrição: Modalidade destinada a docentes, pesquisadores externos ou  profissionais especializados não residentes no Brasil, interessados em realizar  visita ou treinamento no Instituto Butantan com o objetivo de ensinar, ministrar  palestrar ou realizar pesquisas sobre um tópico da sua expertise ou interesse.  Terá um pesquisador responsável durante sua estada na instituição. O(A)  professor(a) visitante não terá vínculo empregatício com o Instituto ou Fundação  Butantan. 

Perfil: O(A) professor(a) visitante deve ter qualificação profissional comprovada. Tempo da atividade: 6 meses prorrogável por igual período. 

Carga horária: 40 horas semanais. 

Documentação necessária

∙ Ficha de matrícula; 

∙ Diploma ou certificado de conclusão; 

∙ Informações de viagem; 

∙ Formulário de residência; 

∙ Formulário de saúde; 

∙ Foto para confecção do crachá acadêmico (em JPG.); 

∙ Termo de conhecimento e compromisso no cumprimento de medidas de  segurança; 

∙ Termo de confidencialidade de dados pessoais próprios e de terceiros; ∙ Termos de confidencialidade e sigilo; 

∙ Termo da propriedade intelectual e da criação protegida; 

∙ Seguro viagem. 

Procedimento para ingresso:

O(a) professor(a) candidato a realizar matrícula na modalidade Professor(a)  Visitante Internacional deve entrar em contato com um pesquisador credenciado  ao Instituto Butantan para verificar a possibilidade de realização e  desenvolvimento da atividade proposta e o procedimento para solicitação de  recursos financeiros junto à agencia de fomento ou empresa equivalente. 

Em caso de aceite por parte do pesquisador credenciado, o estudante deverá  verificar com a secretaria qual a documentação necessária, sempre colocando o  supervisor/orientador em cópia do e-mail. 

A documentação deve ser preenchida, assinada e enviada para a secretaria com  no mínimo 10 dias de antecedência a data de início na modalidade. 

A equipe de Relações Internacionais será responsável pela verificação e  validação da documentação.  

Procedimento para Prorrogação: 

O(a) Professor(a) Visitante Internacional deve enviar a documentação de  prorrogação para a secretaria acadêmica. 

Para iniciar o processo, o(a) professor(a) Visitante Internacional deverá enviar um e-mail para a secretaria acadêmica solicitando o formulário de prorrogação e  orientações. O supervisor/orientador deverá estar em cópia para que o mesmo  possa acompanhar o trâmite. 

O(a) professor(a) Visitante Internacional deverá preencher o documento de  acordo com as informações solicitadas. Inserindo, principalmente, a data  escolhida para prorrogação, respeitando o período de até 6 meses adicionais. 

A documentação deve ser enviada por e-mail para a secretaria com até 10 dias  de antecedência da data de término vigente. Posterior ao envio, a secretaria enviará os documentos para o departamento de Relações Internacionais que será  responsável por verificar o correto preenchimento das informações, solicitar  outro(s) e sanar dúvidas a respeito do visto de permanência no Brasil.

Após recebimento e validação da documentação, a SAA encaminha o termo de  adesão para apreciação do Diretor da ESIB. Em caso de deliberação positiva,  vínculo de professor visitante internacional será renovado no sistema. 

Caso este processo não seja realizado no prazo correto, o acesso ao refeitório e  e-mail acadêmico serão suspensos até regularização. 

Procedimento para encerramento: 

O(a) professor(a) Visitante Internacional deverá entrar em contato com a  secretaria acadêmica informando que o vínculo será finalizado, não sendo  necessário realizar prorrogação. 

O(a) professor(a) Visitante Internacional deverá comparecer ao guichê da  secretaria para realizar a devolução do crachá e cordão acadêmico. A declaração  de realização da modalidade somente será concedida após a devolução do  crachá.

 

Descrição: Modalidade que dá suporte a estrangeiros não residentes no Brasil  com interesse em conhecer, aprimorar e/ou desenvolver atividades de pesquisa  no Instituto Butantan. Requer um pesquisador responsável durante sua estada na  Instituição. 

Perfil: Estudantes e Pesquisadores Científicos vinculados a instituições de ensino internacionais que se articulem direta ou indiretamente com áreas de atuação do  Instituto Butantan. 

Tempo da visita: De acordo com o convênio. 

Carga horária: Máximo de 40 horas semanais. 

Documentação necessária:  

∙ Ficha de matrícula; 

∙ Informações de viagem; 

∙ Formulário de residência; 

∙ Formulário de saúde; 

∙ Foto para confecção do crachá acadêmico (em JPG.); 

∙ Termo de conhecimento e compromisso no cumprimento de medidas de  segurança; 

∙ Termo de confidencialidade de dados pessoais próprios e de terceiros; ∙ Termos de confidencialidade e sigilo; 

∙ Termo da propriedade intelectual e da criação protegida; 

∙ Seguro viagem. 

Procedimento para Ingresso: 

O(a) visitante internacional deverá entrar em contato com um pesquisador  credenciado ao Instituto Butantan para verificar a possibilidade de realização e  desenvolvimento da atividade. Em caso de aceite por parte do pesquisador, o 

visitante internacional deverá verificar com a secretaria qual a documentação  necessária, sempre colocando o supervisor/orientador em cópia do e-mail. 

A documentação deve ser preenchida, assinada e enviada para a secretaria com  no mínimo 10 dias de antecedência a data de início na modalidade. 

A equipe de Relações Internacionais será responsável pela verificação e  validação da documentação.  

Procedimento para Prorrogação: 

O visitante Internacional deve enviar a documentação de prorrogação para a  secretaria acadêmica. 

Para iniciar o processo, o visitante internacional deverá enviar um e-mail para a  secretaria acadêmica solicitando o formulário de prorrogação e orientações. O supervisor/orientador deverá estar em cópia para que o mesmo possa  acompanhar o trâmite. 

O visitante deverá preencher o documento de acordo com as informações  solicitadas. Inserindo, principalmente, a data escolhida para prorrogação,  respeitando o convênio. 

A documentação deve ser enviada por e-mail para a secretaria com até 10 dias  de antecedência da data de término vigente. Posterior ao envio, a secretaria enviará os documentos para o departamento de Relações Internacionais que será  responsável por verificar o correto preenchimento das informações, solicitar  outro(s) e sanar dúvidas a respeito do visto de permanência no Brasil. 

Após recebimento e validação da documentação, a SAA encaminha o termo de  adesão para apreciação do Diretor da ESIB. Em caso de deliberação positiva, o  vínculo de visitante internacional será renovado no sistema. 

Caso este processo não seja realizado no prazo correto, o acesso ao refeitório e  e-mail acadêmico serão suspensos até regularização. 

 

Procedimento para encerramento: 

O visitante internacional deverá entrar em contato com a secretaria acadêmica  informando que o vínculo será finalizado, não sendo necessário realizar  prorrogação. 

O visitante internacional deverá comparecer ao guichê da secretaria para realizar  a devolução do crachá e cordão acadêmico. A declaração de realização da  modalidade somente será concedida após a devolução do crachá.