Pós-Graduação TOX

Duração: A duração do curso é de 24 meses para Mestrado, 48 meses Doutorado com Mestrado e 60 meses Doutorado Direto.

Inscrição: fechada no momento

Valores: Isento (com exigência de cumprir dedicação exclusiva e em tempo integral)

Vagas: 20 para Mestrado e 20 para o doutorado

Nota CAPES: conceito 5

Edital de Inscrição: Processo de Inscrição para o Exame de Proficiência em Inglês 2011 - Toxinologia

 

Atendimento

 seg-sexta das 8h30 às 16h30

 +55 11 2627-9767

Secretárias: Débora Ferreira, Gláucia Borges,
Rosana Coelho

 secretaria.esib@butantan.gov.br

cpgibu@butantan.gov.br

 www.posgraduacao.butantan.gov.br

 Escola Superior

 


Resumo do Programa

A Toxinologia é uma área do conhecimento voltada ao estudo de toxinas, desde a sua produção até o seu modo de ação em diferentes sistemas biológicos.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências – Toxinologia (PPGTox) do Instituto Butantan tem como missão a formação de Mestres e Doutores em Ciências Biológicas, desenvolvendo estudos interdisciplinares de toxinas animais e microbianas, que envolvem:

 • Pesquisa básica nas áreas de Biologia Animal, Biologia Celular e Molecular, Bioquímica, Farmacologia, Microbiologia, Patologia e Imunologia;
 • Inovação tecnológica para desenvolvimento de drogas e ferramentas moleculares a partir de toxinas.

Único em sua área de especialidade, o PPGTox está sediado no Instituto Butantan, instituição centenária e internacionalmente reconhecida no estudo e aplicação da Toxinologia para o desenvolvimento científico e tecnológico. A relevância do PPGTox está ligada à produção de conhecimento sobre toxinas, fornecendo subsídios para a compreensão da fisiopatologia dos acidentes com animais peçonhentos em humanos, assim como a tecnologia necessária para a produção dos soros antitoxinas. Além disso, os estudos na compreensão dos mecanismos de ação das toxinas têm sido uma base importante para o desenvolvimento de novos produtos biotecnológicos e farmacêuticos.


Objetivos

Formar e qualificar pesquisadores e docentes de alta competência, com perfil multidisciplinar, visando atender as demandas nacionais e internacionais de ensino, desenvolvimento científico e tecnológico, para atuar em diversas áreas, entre as quais a Bioquímica, a Biologia Molecular, a Farmacologia, a Biologia Celular, a Imunologia, a Microbiologia, a Patologia e a Biodiversidade, bem como, nas áreas de inovação e desenvolvimento.


Público-alvo

Profissionais das áreas de Ciências Biológicas, Biomédicas, Químicas e afins.


Metodologia

A estrutura curricular do PPGTox é bastante abrangente para garantir a formação multidisciplinar necessária para a compreensão das toxinas animais e microbianas na sua origem, estrutura, mecanismos de ação, efeitos na saúde humana e seu uso como ferramentas tecnológicas. Dessa forma, as disciplinas regulares abordam conceitos aprofundados de Biologia Celular e Molecular, Bioquímica, Ecologia e Evolução, Farmacologia, Imunologia e Microbiologia, Morfologia e Patologia, dentro da temática das toxinas e organismos produtores, e a estrutura curricular aborda as diferentes áreas específicas das Ciências Biológicas e Biomédicas, tendo como modelos e temas de discussão a interferência das toxinas e venenos nesses sistemas. Somando-se às disciplinas regulares, outras abordagens são incluídas no elenco de disciplinas para estimular a interpretação, discussão, e publicação dos resultados.

Aplicação dos conhecimentos gerados através da compreensão dos mecanismos fisiopatológicos dos envenenamentos em modelos animais, visando melhorias imediatas na terapia dos acidentes, bem como no uso de toxinas como ferramentas biotecnológicas ou moléculas molde para inovação farmacêutica.

   - Oferecimento de atividades didáticas que garantam uma formação abrangente dos alunos

   - Desenvolvimento de atividades de pesquisa de excelência;

   - Disseminação do conhecimento produzido nas dissertações e teses em congressos e publicação de artigos em revistas indexadas de seletiva política editorial;

   - Promoção da internacionalização da ciência;

   - Formação de novos núcleos de pesquisa e desenvolvimento de recursos humanos, tanto nos setores público quanto privado, através dos alunos egressos;

   - Promoção de avanços tecnológicos, estimulando o licenciamento de tecnologias e/ou produtos patenteados pelo Instituto a produtores farmacêuticos, bem
     como projetos em colaboração com empresas inovadoras.


Duração do Curso

A duração do curso é de 24 meses para Mestrado, 48 meses Doutorado com Mestrado e 60 meses Doutorado Direto.


Linhas de Pesquisa

Biologia integrada à Toxinologia
Estudo da biologia, história natural e ecologia de organismos produtores de toxinas, incluindo os mecanismos genéticos ligados à origem e evolução da diversidade dos venenos.

Toxinologia estrutural
Caracterização da estrutura molecular, biossíntese e genômica das toxinas, possibilitando a identificação de motivos estruturais importantes e caracterização da interação das mesmas com seus alvos fisiológicos.

Toxinas e sistemas biológicos
Estudos dos efeitos das diferentes toxinas na fisiologia animal, associados ou não a sua patologia, e o conhecimento sobre os mecanismos de ação dessas moléculas nos diferentes sistemas biológicos.

Envenenamento e terapêutica
Estudo dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos nos envenenamentos humanos por toxinas animais e microbianas visando o aprimoramento do diagnóstico e da terapia.

Toxinas Microbianas
Estudos do mecanismo de ação de toxinas produzidas por micro-organismos e obtenção de anticorpos contra essas toxinas para seu uso como terapia e diagnóstico.

Bioprospecção e desenvolvimento
Utilização de venenos e secreções animais como ferramentas farmacológicas e/ou para descoberta de novas moléculas com possível ação terapêutica, passando por processos de desenvolvimento, ensaios pré-clínicos e depósito de patentes.

Confira nossas linhas de pesquisa no site: https://posgraduacao.butantan.gov.br/linhas-de-pesquisa


Valores

Isento (com exigência de cumprir dedicação exclusiva e em tempo integral).


Vagas

20 para Mestrado e 20 para o doutorado.


Data de inscrição

O Processo Seletivo para o Programa ocorre anualmente para o Mestrado e Doutorado Direto, podendo haver, excepcionalmente, mais um ingresso no meio do ano, a critério da Comissão de Pós-Graduação e para Doutorado o ingresso é fluxo contínuo.


Nota CAPES

O PPGTox teve suas atividades iniciadas em 2010, tendo sido aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes em 2009, com conceito 5. Nas avaliações quadrienais de 2013 e 2017 o CTC-ES manteve a nota 5 ao programa.